Dar atenção e tempo ao poder criativo

Screen Shot 2018-08-20 at 8.09.48 AM.png

(Nota manuscrita de Clarice Lispector e Olga Borelli, “Macabéa quando vem para o Rio”.)

Pensando sobre a tarefa da artista, ou do artista, e o comprometimento central com a vida criativa, a poetisa Mary Oliver escreveu:

“As pessoas mais arrependidas no mundo, são aquelas que sentiram o chamado para o trabalho criativo, que sentiram o poder criativo inquieto e revolto, e não lhe deram nem atenção nem tempo.”*

Por outro lado, dar atenção e tempo ao “inquieto e revolto poder criativo” requer coragem, persistência, e algum grau de fé.

Uma parte podemos controlar, por meio de estratégias, esquemas, cronogramas. Instrumentos que nos permitem capturar insights, examinar ideias, desenvolver raciocínios.

Há porém aspectos do poder criativo que não controlamos. São eles que nos tomam, nos instigam, nos angustiam… Mas também nos alimentam a energia vital, nos dando acesso  a particularidades de nós mesmas,  que não podíamos suspeitar que existiam.

Escrever, pintar, compor, projetar… convocam o poder criativo. Exigem, por um lado, a coragem de nos entregarmos ao desconhecido; por outro, a disciplina, de retornar ao trabalho sempre, e produzir mais um parágrafo, mais uma estrofe, mais um desenho, ir um pouco mais adiante.

Nesta noite se segunda-feira, vamos retomar, um dia mais, nossas ideias que foram deixadas apenas alinhavadas, e levá-las adiante. Um parágrafo mais!

Abraços filosóficos e bom trabalho!

Gabi

 

*Mary Oliver, citada por Maria Popova em: https://www.brainpickings.org/?s=work

Imagem retirada do artigo de Adam Joseph Shellhorse, “Figurations of Immanence: Writing the Subaltern and the Feminine in Clarice Lispector”, acessado em: https://quod.lib.umich.edu/p/pc/12322227.0006.012?view=text;rgn=main

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s