Screen Shot 2018-10-01 at 14.28.55

Ao fazer seu planejamento para escrever, é importante montar um cronograma realista. Levando em conta as 5 etapas da produção da escrita você nunca perde o pé de seu trabalho e sempre sabe o que tem que fazer!

A sugestão aqui é que você estabeleça uma etapa a ser cumprida, ou contemplada, a cada semana do mês. Desta maneira,  todas as etapas da sua produção escrita são revisadas e aperfeiçoadas todo mês.

Claro que esta é apenas uma referência. Você pode trabalhar nestas etapas de vários outros modos. O importante é nunca esquecer de nenhuma!

AS ETAPAS DA PRODUÇÃO DA ESCRITA

1. Estabelecimento, ou revisão, dos objetivos – Após estabelecer seu objetivo no início do trabalho, de tempos em tempos você terá que revisá-lo. Aqui no blog as tarefas de toda primeira semana do mês são dedicadas à etapa 1.

2. Levantamento de dados, bibliografia e materiais de referência – Depois de levantar dados, bibliografia e materiais para seu trabalho pela primeira vez, vai ter que, periodicamente, verificar se não apareceu nada de novo sobre seu assunto: se não há pessoas com quem falar, arquivos a consultar, lugares para conhecer… que podem lhe trazer novas informações. Aqui no blog as tarefas da segunda semana do mês são dedicadas à etapa 2.

3. Sistematização e análise dos dados, bibliografia e materiais levantados – Depois de ter trabalhado algum tempo tendo em vista seu objetivo inicial, você vai perceber que a cada vez que encontra novos dados, bibliografia e materiais, terá que revisar suas análise e ponderações. Aqui no blog as tarefas da terceira semana do mês são dedicadas à etapa 3.

4. Ponderações e conclusões: parciais ou finais – Ao contrário do que se possa imaginar, a gente não pensa nas conclusões apenas no final do trabalho. Periodicamente vale a pena perguntar: “a que conclusões posso chegar com meu trabalho até agora?”. Isso ajuda a pensar se não faltam informações, se o seu trabalho está indo na direção que deveria, e, em última instância, ajuda a revisar seus objetivos, voltando à etapa 1. Claro que isso não é voltar à estaca zero. Isso significa que você está numa espiral crescente de desenvolvimento do seu trabalho! Aqui no blog as tarefas da quarta semana do mês são dedicadas à etapa 4.

5 – Revisão do texto, revisão da formatação de acordo com as normas ou padrões exigidos, diagramação – Se você der atenção periódica à revisão dos errinhos de digitação, acentuação e concordância enquanto revê seu trabalho; se já vai montando e adequando as referências bibliográficas às normas requeridas; se já vai se inteirando da formatação do seu trabalho e pensando na diagramação final, vai ser muito mais tranquilo finalizar seu trabalho de uma vez ao final do processo! Aqui no blog as tarefas dos últimos dias do mês são dedicadas à etapa 5.

A ORGANIZAÇÃO DOS PASSOS EM UM CRONOGRAMA CLARO – SEU MAPA PARA ESTAR SEMPRE EM DIA COM O TRABALHO

Não importa qual trabalho de escrita você esteja desenvolvendo: um trabalho acadêmico, um livro, a organização de seus posts para um blog, etc.. Estes 5 passos sempre fazem sentido porque são inerentes a qualquer trabalho de escrita.

 

VOCÊ PODE TRABALHAR COM ESTAS ETAPAS COMO ACHAR MELHOR, SÓ NÃO PODE ESQUECÊ-LAS!

Quando você tem um prazo determinado para desenvolver seu trabalho de escrita, se não tiver um mapa claro de como se organizar para escrever no dia-a-dia, há grandes chances de acabar não executando as tarefas necessárias, deixar tudo para a última hora e não só criar um caos na sua vida como ainda por cima nem fazer o trabalho direito.

AS 5 etapas que proponho aqui ajudam a ter uma ideia clara do que é necessário fazer. Você pode utilizá-las de várias maneiras. Aqui vão duas sugestões:

CASO 1 – Menos de um mês para finalizar o trabalho:

Se você tem apenas um mês ou menos para concluir seu trabalho, programe-se para trabalhar todo dia pelo menos uma hora por dia. Na primeira meia-hora você vai sentar e escrever! Se não sabe por onde começar, ou como prosseguir,  comece por separar citações bibliográficas  importantes sobre seu trabalho, comentando-as em uma sequência organizada.

Na segunda meia hora, divida o número de dias que você tem pelas cinco etapas descritas aqui. por exemplo, se você tem 25 dias, serão 5 dias para cada etapa. Monte um cronograma para cumprir cada uma delas. Isso vai permitir que você revise o que você já fez e complemente as etapas anteriores.

Lembre sempre de consultar prazos importantes que você pode ter que considerar como enviar o trabalho para revisão, para impressão e encadernação, envio pelo correio, envio de documentos, preenchimento de formulários online, cumprimento de outras formalidades, etc…

Considere também a importância de fazer orçamentos para estes serviços!

Ponha tudo no cronograma. Ser realista é uma das chaves para terminar o trabalho no prazo sem bagunçar todas as outras áreas da sua vida!

 

CASO 2 – Mais de um mês para terminar o trabalho:

Se você tem mais de um mês para terminar seu trabalho, ou até mesmo vários meses, vai achar útil seguir nosso cronograma sugerido acima. Ele é baseado no seguinte princípio:

Todo trabalho de escrita é constituído por fases que se repetem, sendo revisadas e aperfeiçoadas periodicamente. A escrita se desenvolve mais facilmente quando você trabalha em ciclos organizados!

Com mais de um mês de prazo, seria bom se você se organizasse  para trabalhar ao menos meia hora todo dia. Você pode escrever mais livremente nos primeiros quinze minutos e trabalhar mais organizadamente nas etapas nos outros quinze minutos.

O importante é organizar-se e não se sobrecarregar, por isso deixo este importante lembrete:

Comece do ponto em que você está! Não tente compensar as tarefas das semanas anteriores do mês!

Se você começar a trabalhar conosco na metade do mês, não se preocupe em tentar fazer as tarefas que perdeu. Não se sobrecarregue!! Toda tarefa sugerida aqui no blog foi pensada de modo a poder ser feita de modo independente e ainda assim te ajudar! Simplesmente comece a nos seguir no ponto em que estivermos, as fases sempre voltam e você terá tempo de pegar o ritmo!!

O que você precisa fazer para começar então?

INSCREVA-SE NO BLOG (lá embaixo da página!), RECEBA NOSSAS TAREFAS POR EMAIL E FINALIZE SEU TRABALHO DE UMA VEZ!!

 

Anúncios

7 comentários sobre “Organizando as etapas de produção da escrita

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s